Quais vantagens de se ter uma estratégia de marca (bem) definida?


Não é de hoje que falamos muito sobre a importância de se ter uma estratégia de marca para qualquer negócio. Afinal, além de ser um serviço da Loupe, é algo que sempre acreditamos e amamos: marcas verdadeiras, seus propósitos e ações alinhadas!


Também é fato que para um público maior, que quer empreender e começar uma marca, a parte da estratégia é muitas vezes pulada. A vontade da maioria é sair correndo, fazer o logo e abrir uma conta no instagram.


Isso pode dar certo algumas vezes (já deu muito no passado), mas a verdade é que está cada vez mais difícil, justamente pela enorme quantidade de ofertas.


Então resolvemos falar o óbvio, mas que para vocês pode não ser: Quais as vantagens de se ter uma estratégia de marca (bem) definida?


  • Se diferenciar do mercado repleto de ofertas: nunca se viu tantas ofertas, seja qual segmento for. Para conseguir se diferenciar minimamente, você precisa de uma estratégia! Ela te ajudará justamente a encontrar alguma singularidade nesse mar (mega vermelho) de ofertas.


  • Saber como agir: sabe aquela frase "não existe vento bom para quem não sabe aonde vai?". Então, é isso, se você não sabe quem é e qual objetivo estratégico da sua marca, você não sabe para onde ir, quais caminhos certos a serem trilhados.


  • Saber como se comunicar: quando sabemos como queremos ser percebidos, conseguimos nos comunicar para que nos entendam da forma que desejamos. Sabe aquele adolescente rebelde que só quer vestir preto? Ele quer passar uma mensagem ali e quer que as pessoas o notem dessa forma.


  • Desenvolver produto de forma adequada: de extrema importância. Nós já pegamos projetos em que os produtos foram alterados completamente pois não faziam sentido com o que se pretendia para a marca. Já imaginou o prejuízo e o ruído de informação gerado quando produto e estratégia não estão alinhados? É desperdício de tempo e dinheiro. Com certeza a sua marca é muito fraca quando isso ocorre. Pensa aí rápido, será que mix de produto e estratégia de marca estão fazendo sentido? Uma está ajudando a outra a se confirmar?


  • Orientar fornecedores e parceiros: veja se você já viu esse filme: sabe aquele fornecedor que nunca consegue acertar o que você deseja? Aí você fala, mas está tão fácil e claro na minha cabeça. Pois é, talvez esteja faltando deixar isso claro para todos. Muitas vezes não é problema do fornecedor, e sim, da sua empresa que não tem a estratégia definida e não consegue transmitir com clareza o que se espera. Isso vale para ensaios fotográficos, geradores de conteúdo, time interno etc.


  • Saber a quem se unir: quem nunca ficou se perguntando "será que fulana cairia bem como embaixadora da marca?". Só a estratégia de marca bem definida será capaz de te dar essas respostas.


  • Saber o que falar: sabemos que, mais do que nunca, é exigido das marcas posicionamentos. Quando não se tem clareza da estratégia não se sabe quais assuntos podem (e devem) ser abordados. Também fica difícil gerar conteúdo, outro item cada vez mais necessário.


  • Sinergia do time: um time que sabe para quem e qual a razão está jogando, tem mais chances de ganhar com certeza. Além de conseguir realizar um trabalho de melhor qualidade, pois ele sabe o que deve ser feito.


  • Fidelizar de clientes: SIM! Quando você tem uma estratégia de marca, você tem um caminho mais fácil de criar conexão com as pessoas e assim, manter elas por perto!


  • Economizar: ÓBVIO! Se você consegue fazer o que listamos acima de forma assertiva, você está economizando (e muito) dois bens mais preciosos em qualquer negócio: TEMPO e DINHEIRO!


Ficou com mais alguma dúvida, chama a gente para conversar?




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