CASE DÖHLER S/A

O INÍCIO

A Loupe teve o privilégio de participar de um projeto muito completo na centenária indústria de cama, mesa e banho de Joinville, a Döhler/SA. O que torna este case especial, além da relevância da marca, é que ele engloba diversas frentes de trabalho, possibilitando apresentar assim, toda a abrangência dos nossos serviços, sem contar que é um projeto que nos enche de orgulho.

O DESAFIO: fomos chamadas para colaborar com o time interno, na criação COMPLETA (produto, estampa e comunicação) de 3 linhas de produto que seriam produzidas através de uma nova tecnologia dentro da empresa, a estamparia digital. Nas palavras do próprio cliente "...o trabalho com a Loupe foi um divisor de águas e nos fez enxergar o que a gente não via. Edificante".

FASE 1: PESQUISA DE MERCADO + ENTREGA POSICIONAMENTO

O DESAFIO: como todo início de projeto, nós mergulhamos para entender o cenário da empresa, seus objetivos e desafios como também, fomos ao mercado. Realizamos uma pesquisa in loco em varejos dos mais diferentes segmentos de forma a qualificar a amostra. Pesquisa feita, partimos para a análise, uma fase muito importante! Com ela, mapeamos oportunidades de ajustes no mix atual, bem como, na introdução de novos produtos.

A TRANSFORMAÇÃO NO CLIENTE: o cliente recebeu uma nova forma de olhar para seu mix e para o mercado e com isso, além de perceber o que "não via"  estabeleceu um profissional para dar continuidade à esta pesquisa de forma regular. Conhecimento que ficará e se perpetuará na empresa.

FASE 2: DEFINIÇÃO DE MIX DE PRODUTO

O DESAFIO: definir quais itens e com qual posicionamento (preço e atributos) deveriam ser lançados para as 3 linhas em questão: cama, cortinas e toalhas de mesa.

A TRANSFORMAÇÃO NO CLIENTE: o cliente ajustou atributos e preços de suas linhas bem como, ampliou seu mix aumentando em 38% os números de sku. Passou a ter ofertas que antes não tinha, não permitindo ocupar esse espaço no mercado.

FASE 3: BRIEFING DE ESTAMPAS

O DESAFIO: criar estampas que pudessem ser valorizadas ao máximo com a nova tecnologia de estamparia digital, respeitando as tendência como também, os painéis de estilos pré-definidos pela marca. Brifamos todas as estampas das linhas que seriam estampadas no novo maquinário de estamparia digital.

A TRANSFORMAÇÃO NO CLIENTE: resultado estético que alinhado com o perfil do cliente da marca, mas ainda assim, com uma dose de diferenciação e principalmente, de riqueza em detalhes, resultando em estampas que destacam o novo momento da marca e são elogiadas pela equipe comercial. Tudo isso com um time interno incrível que abraçou o projeto e cresceu com ele!

FASE 4: ACOMPANHAMENTO

O DESAFIO: otimizar recursos e tempo do cliente, de forma a ter os resultados esperados dentro do prazo necessário.

A TRANSFORMAÇÃO NO CLIENTE: mitigação de erros para um processo mais fluido e assertivo, além de evitar o lançamento de produtos com eventuais erros, dado o desconhecimento em relação à nova tecnologia.

FASE 5: MELHORIA IDENTIDADE VISUAL

O DESAFIO: renovar a identidade visual, para que refletisse o novo momento da marca .

A TRANSFORMAÇÃO NO CLIENTE: uma nova identidade visual, padronizada, com layout mais contemporâneo. Destacamos o logotipo da marca que antes ficava "perdido" em meio as informações. Para as linhas de estamparia digital, os encartes ainda receberam faca especial, destacando e valorizando ainda mais a marca. Também repaginamos as informações para que houvesse mais espaço para a visualização da estampa do produto e por fim, transformamos os principais atributos em ícones para facilidade na identificação. As novas linhas de produto, ganharam nomes comerciais também definidos em parceria com a Loupe.

FASE 6: DIREÇÃO CRIATIVA VÍDEO CONCEITO

O DESAFIO: pensar em um conceito para a linha, e que fosse capaz de trazer algo novo e mais encantamento aos lançamentos.

 

A TRANSFORMAÇÃO NO CLIENTE: a ideia foi evidenciar a liberdade de estampar através da estamparia digital e, principalmente, fazer uma conexão com a arte, potencializando o poder de decorar dos itens de cama, cortina e mesa e valorizando todo o trabalho por trás dos produtos, que não deixam de ser, obras de arte do mundo têxtil. Esse mesmo conceito foi desmembrado nos demais materiais de comunicação proposto pela Loupe.

Convidamos a artista blumenauense Lais Odeli a pintar um quadro exclusivo para este projeto. Além de registrarmos o processo em foto e vídeo, a obra de arte (quadro) que foi resultado deste trabalho, foi utilizada nas seguintes frentes:

- Foi item principal da decoração do ambiente fotográfico para o produto (jogo de cama);

- Este ambiente foi a capa do catálogo da linha;

- A arte foi desmembrada e também utilizada na catálogo cartela de tecidos e na bolsa mostruário para equipe comercial;

- Por fim, o quadro está hoje na empresa, simbolizando o novo momento;

As fotos e vídeo são material de comunicação da empresa para o lançamento da linha.

FASE 7: DIREÇÃO CRIATIVA: FOTOS, CATÁLOGO E MOSTRUÁRIO

O DESAFIO: entregar briefing criativo para cada uma das demandas necessárias para o lançamento das linhas.

A TRANSFORMAÇÃO NO CLIENTE: vídeo conceitual para a marca, que foi desmembrado nos demais materiais de comunicação. Briefing de fotos que levaram um novo olhar em relação ao que era feito (produção e ângulos).

FASE 8: PLANO DE COMUNICAÇÃO CONSUMIDOR FINAL + INTERMEDIÁRIOS

O DESAFIO: entregar um plano de comunicação que levasse os diferenciais da nova linha e da tecnologia de estamparia digital e que contemplasse todos os públicos.

A TRANSFORMAÇÃO NO CLIENTE:  plano de comunicação completo entregue para a agência da empresa, a D/ Araújo, com ações diversas que serão executadas ao longo do tempo, entre elas, material de PDV.

Execução de vídeo para equipe comercial e clientes lojistas + filmes para stories do instagram, evidenciando detalhes dos produtos.

FASE 9: TREINAMENTO EQUIPE COMERCIAL

O DESAFIO: apresentar e encantar a equipe comercial, despertando para o novo momento e novas oportunidades.

A TRANSFORMAÇÃO NO CLIENTE: Aplausos, sim! O projeto foi coroado com uma equipe comercial extremamente satisfeita, tanto pela ampliação do mix de forma muito alinhada com as necessidades deles, como também pela beleza das estampas e pelo projeto de comunicação que envolveu diversas frentes e materiais nunca antes realizados.

FIM!

NOVAS LINHAS DE PRODUTOS

Entregas foram muitas, mas nada mais tangível do que os novos produtos, com as novas estampas e novas embalagens!

E para finalizar claro, não poderíamos deixar de agradecer pela oportunidade e atenção de todo o time interno e dizer que também ficamos muito felizes por se tratar de um projeto com apelo sustentável, tendo em vista as grandes economias de energia e água que a tecnologia de estamparia digital traz em relação à estamparia convencional!

A linha de cama foi a que sofre maior impacto dentro do projeto. Foram criadas as seguintes linhas de produto:

- Âmbar

- Safira

- Rubi

- Safira avulsos

Todas, respeitando a faixa de atributos e preço do mercado e com estampas alinhadas a cada perfil de público do cliente.

CORTINA DECORA

As cortinas black-out ganharam estampas que ao reproduzirem texturas, possibilitam um grande leque de possibilidades dentro da estamparia digital.

TOALHA DE MESA RENOVA

Por fim, a linha de toalhas de mesa RENOVA recebeu além de estampas elaboradas e de quadro fechado, novos tamanhos para melhor adequação do mix ao mercado.